Projeto de lei de aborto de Oklahoma ameaça infratores com pesadas multas e prisão

Uma sala de cirurgia dentro da Planned Parenthood.

Fonte: The Washington Post / Getty

A luta pelos direitos reprodutivos das mulheres continua.

Em 5 de abril, os legisladores de Oklahoma aprovaram um projeto de lei republicano que tornaria a realização de um aborto ilegal e até punível com até 10 anos de prisão estadual. A Câmara de Oklahoma votou a favor da nova legislação com uma ampla votação de 70 a 14. De acordo com O Washington Post , o projeto foi aprovado sem “pequena discussão ou debate”.

Infelizmente, isso significa que, se a Suprema Corte não se opuser ao controverso projeto de lei, os indivíduos que tentarem realizar um aborto enfrentarão acusações criminais com uma multa máxima de US $ 100.000, além da prisão. A legislação, comumente chamada de Projeto de Lei 612 do Senado, foi aprovada no Senado no ano passado. Agora, o projeto de lei irá para o governador republicano Kevin Stitt para consideração, que em setembro escreveu um tweet de levantar as sobrancelhas prometendo aos habitantes de Oklahoma que ele “assinaria cada legislação pró-vida” que viesse em sua mesa.

“É uma honra ser o governador mais pró-vida do país e sempre me esforçarei para proteger a vida dos nascituros”, acrescentou o governador.

CONTEÚDO RELACIONADO: Texas State Greenlights Uma Controversa Proibição Ao Aborto Após 6 Semanas

De acordo com CNN, O Projeto de Lei 612 do Senado não abriria exceções em casos de estupro e incesto, mas uma mulher não seria acusada criminalmente ou condenada pela morte de seu “filho não nascido”. A medida pendente também não proíbe o uso, venda ou prescrição de anticoncepcionais.

A Suprema Corte provavelmente tomará uma decisão sobre o destino da medida neste verão, quando os juízes finalmente decidirão sobre a chocante proibição de aborto de 15 semanas no Mississippi, que pode anular ou impedir a histórica decisão histórica Roe V. Wade de 1973 que protege o direito da mulher ao aborto.

O grupo de direitos reprodutivos, o Planned Parenthood Action Fund, divulgou um comunicado sobre a decisão de terça-feira, observando que seria 'devastador' para as mulheres em Oklahoma, se a lei fosse autorizada a entrar em vigor.

“Agora, os habitantes de Oklahoma podem enfrentar um futuro em que não terão mais lugar em seu estado para buscar esses cuidados básicos de saúde”, acrescentaram, segundo CNN.

A deputada Emily Virgin, líder democrata da Câmara, disse em um comunicado:

“Infelizmente, isso é o que estamos vendo em muitos estados controlados pelos republicanos: um movimento dos republicanos para usar legislação inconstitucional como o Projeto de Lei 612 do Senado para desviar a atenção dos desafios reais que nossos cidadãos enfrentam.”

Virgem acrescentou:

“Como líderes eleitos, nosso foco deve ser ampliando o acesso aos cuidados de saúde , protegendo a educação pública e atendendo às necessidades de infraestrutura, mas, em vez disso, os republicanos estão mais preocupados em re-litigar as decisões da Suprema Corte da legislatura estadual. Essas contas prejudicam as pessoas, desperdiçam recursos do contribuinte e não nos aproximam de nosso objetivo comum de um amanhã melhor”.

CONTEÚDO RELACIONADO: O estado do Mississippi deve discutir com a Suprema Corte sobre a regra de aborto de 15 semanas