Para o Dia Nacional da Jardinagem: 7 dicas para o jardineiro iniciante

Mulher jardinando seu próprio jardim na cobertura

Fonte: Leo Patrizi / Getty

O Dia Nacional da Jardinagem é um dia destinado a incentivar os jardineiros ativos a pegar sua pá e entrar nela, e incentivar os iniciantes a experimentar esse hobby saudável e edificante. Jardinagem tem sido dito ter muitos benefícios para a saúde. Um artigo publicado no Biblioteca Nacional de Medicina explica que a jardinagem dá uma exposição à vitamina D, cria uma oportunidade de socialização, melhora o bem-estar mental e faz muitas outras grandes coisas para um ser humano. Se você está procurando um maneira de baixo custo para vencer o estresse , a jardinagem é perfeita para isso.

Se você é novo na jardinagem, a perspectiva de tentar plantar algo em seu quintal pode parecer intimidante. No entanto, como essa atividade oferece tantos benefícios, queremos que ela seja acessível a todos. Então, hoje vamos dar algumas dicas para o jardineiro iniciante. Você pode ter um polegar verde antes de conhecê-lo.

Localização, Localização, Localização

Colocando um jardim

Fonte: Barry Winiker / Getty

Antes mesmo de começar, é importante sentar e faça um plano para o que você gostaria de jardinar . Selecione uma zona designada para cada item que você deseja plantar, garantindo que tudo tenha o espaço necessário. Se você pular essa etapa, pode ficar animado, ir ao viveiro e comprar mais sementes do que tem espaço para semear. Lembre-se de que você precisará regar as plantas regularmente, portanto, montar seu jardim perto de uma fonte de água – como uma conexão de mangueira – é algo pelo qual você agradecerá mais tarde. E lembre-se de que a maioria das plantas precisa de bastante luz solar, portanto, certifique-se de selecionar uma área que receba bastante.

Faça um teste de solo

Vermes na caixa de compostagem

Fonte: SolStock / Getty

Antes de começar a plantar, é importante entender que tipo de solo você tem. A maioria dos solos cairá em uma das duas categorias: ácido ou alcalino. Algumas plantas se saem melhor em um do que no outro. Você pode facilmente comprar um teste de solo em um viveiro ou loja de materiais de construção que terá instruções que o guiarão pelo processo de teste do seu solo. Se você achar que seu solo é muito ácido ou muito alcalino para as plantas que você tinha em mente, há muitas ótimas dicas que um associado de um viveiro pode lhe dar sobre como ajustar os níveis de pH do seu solo.

Saiba como plantar

Cebolinha em close-up do jardim, vista frontal.

Fonte: Tatiana Maksimova / Getty

Certifique-se de procurar vídeos sobre como exatamente plantar os itens que você espera cultivar. Algum os itens precisam ser plantados profundamente no solo enquanto outros podem sentar-se mais alto. E há dicas por aí sobre como plantar corretamente praticamente qualquer item. Acertar neste passo dá às suas plantas a melhor chance de prosperar.

Como saber quando é hora de regar

Mangueira de jardim de plástico amarelo

Fonte: Fotógrafo, Basak Gurbuz Derman / Getty

Certificar-se de que seu solo permaneça adequadamente hidratado é crucial. Se você não fizer isso, suas plantas provavelmente perecerão. Um grande truque para saber quando seu solo precisa ser regado é o seguinte: enfie um dedo no solo, cerca de uma polegada de profundidade (será cerca de uma junta para a maioria das pessoas). Se você sentir o solo seco lá embaixo, é hora de regar. Lembre-se de regar as raízes (ou o torrão) – não as folhas. As raízes são o que absorvem a umidade.

Considere o clima e o espaço

Tomates

Fonte: Foto de Cathy Scola / Getty

Quando você souber quais plantas você gostaria de cultivar, faça algumas pesquisas sobre elas. É importante saber em quais climas certas plantas prosperam – e morrem. Por exemplo, algumas plantas são resistentes ao calor e são ótimas para um clima desértico. Então você tem plantas amantes do sol que devem receber pelo menos seis horas de luz solar por dia. O espaço também é uma preocupação. Plantas terrestres que crescem em trepadeiras, como abóboras e cabaças, se espalharão rápido e precisa de muita área, por isso é importante planejar para isso.

Utilizar Cobertura

Pilha de cobertura morta no quintal contra árvores

Fonte: Jennifer Henriksen / EyeEm / Getty

As ervas daninhas são sempre uma preocupação para os jardineiros. Uma ótima maneira de evitar o crescimento de ervas daninhas é usar cobertura morta. Você provavelmente já viu isso em outros jardins. Você criará o que parece ser uma pequena montanha côncava de cobertura morta com cerca de 5 a 7 centímetros de altura, ao redor de cada planta. Isso impedirá que as ervas daninhas cresçam, enquanto ainda dá às suas plantas acesso à luz solar.

Alimente suas plantas

Um cacto grande e três pequenos

Fonte: Thomas Winz/Getty

Suas plantas precisam de comida, assim como você. Felizmente, eles não precisam comer todos os dias. No entanto, dependendo do tipo de planta, algumas precisam comer uma vez por mês, enquanto outras precisam de menos. O fertilizante é o alimento que as plantas gostam . Se você gosta de compostagem, algumas plantas podem usar muito pouco fertilizante, desde que você adicione os materiais orgânicos do seu composto ao solo antes do plantio. Converse com um profissional de viveiro sobre o melhor tipo de fertilizante para suas plantas e com que frequência usá-lo.