Os cortes de equipe do treinador Chelsey Lucas na Grambling State University abrem os olhos para atletas estudantes negros com bolsas de estudo

Bolsas de estudos para atletas desempenham um papel vital na jornada de muitos estudantes para alcançar uma educação universitária, especialmente estudantes negros. Em muitas universidades do país, os atletas bolsistas representam uma grande porcentagem da população estudantil negra. De acordo com Andscape , um em cada 11 estudantes negros do sexo masculino é bolsista em comparação com apenas um em cada 125 estudantes brancos do sexo masculino. Os números são ainda piores para uma série de outras escolas, incluindo a Universidade do Sul da Califórnia, a Universidade de Miami, na Flórida. Essas escolas operam em uma proporção inferior a 1 para 5.

Com o aumento do custo do ensino superior , a diferença de riqueza racial que revela a discriminação econômica negra e o fato de estudantes negros em média se formar em faculdades com $ 25.000 mais em empréstimos estudantis do que seus colegas brancos – a importância de uma bolsa de estudos esportiva para um jovem atleta negro que pode valer mais de US $ 30.000 por ano em mensalidades não pode ser exagerada.

O novo técnico de vôlei do estado de Grambling, Chelsey Lucas, chocou todo o mundo HBCU comunidade na semana passada, quando ela decidiu cortar toda a lista de vôlei, deixando um número de estudantes atletas sem bolsas de estudo .

Lucas foi contratado em fevereiro e não demorou muito para ela fazer grandes mudanças, incluindo trazer uma lista completamente nova. A decisão gerou grande polêmica HBCU círculos e é apenas mais um exemplo de como as linhas são borradas entre os interesses comerciais e os melhores interesses dos jovens no atletismo universitário.

Vários jogadores que receberam a notícia de que suas bolsas não seriam renovadas para esta próxima temporada foram ao Twitter para expor seus pensamentos sobre a situação.

Destiny Johnson, aluna do segundo ano da equipe em 2021, disse que ela e seus ex-companheiros de equipe “merecem muito melhor”.

“Todo o tempo, energia e dedicação que coloquei no programa de vôlei aqui em Grambling State foram jogados de volta na minha cara. Toda a minha equipe foi roubada de nossos últimos anos para praticar o esporte que amamos por uma mulher que nos desrespeitou e menosprezou desde o primeiro dia”, disse Johnson. “Estou tão chateado que o AD não fez nenhum esforço para investigar isso. Grambling State University, especialmente o departamento de atletismo, deveria ter vergonha de si mesmo. Merecemos muito melhor.”

“As bolsas de estudo são extremamente importantes para atletas negros”, disse Morgan Harris, graduado da North Carolina A&T State University e atual estudante de mestrado na UC Davis. “Isso lhes dá a chance de capitalizar seus talentos para obter acesso ao ensino superior por uma fração do custo. [Sem bolsas de estudo] Muitos atletas negros estariam em grande dívida depois de sacrificar seu tempo e energia para trazer dólares para uma universidade.”

Outros atletas estudantes de Grambling compartilharam seus pensamentos sobre esses eventos e até chamaram a administração do estado de Grambling por como eles lidaram com essa situação.

“Você pode dizer o que quiser sobre essa situação porque não entenderá completamente o que passamos a menos que esteja no nosso lugar”, disse Semira Fields, atleta júnior do programa Grambling Volleyball em 2021 em seu agora excluído Feed do Twitter . “A administração de Grambling não nos ouve ou simplesmente não se importa? Quanto você acha que só como estudantes podemos lidar?”

Em declaração prestada HBCU Esportes , o diretor atlético da Grambling State, Trayvean Scott, apoiou a decisão de Lucas de cortar toda a lista.

“Assim como o portal de transferências capacita os alunos-atletas, nossos treinadores também têm o poder de tomar as decisões que julgarem necessárias para avançar em seus programas”, afirmou Scott.

Nos dias após a notícia sobre as mudanças na lista ser oficial, muitas pessoas tentaram especular sobre por que Lucas cortaria todas essas mulheres. Alguns pensaram que pode ter havido problemas disciplinares, mas os jogadores da equipe abordaram esses rumores rapidamente.

“Por favor, me diga quais problemas de disciplina tivemos?”, disse Sheila Borders, uma veterana da equipe no ano passado via Twitter . “Metade da nossa equipe fez a lista de presidentes que é 3,7 [GPA] e acima. Nenhum de nós está sempre em apuros dentro e fora do campus.”

“Fiz lista de presidentes várias vezes, um representante da SAAC, uma parte da Grambling’s Biology Pre-Doctoral Society e um membro da Alpha Kappa Alpha Sorority Inc., mas sou “inadequada”.

Para muitos, essa situação ofereceu uma espiada no mundo implacável dos esportes universitários e destaca as muitas complexidades que existem no atletismo da NCAA hoje.