O ex-presidente Barack e Michelle Obama iniciam a construção de sua nova biblioteca em Chicago

Obamas iniciam construção de centro presidencial em Chicago

Fonte: Scott Olson/Getty

Em 28 de setembro, os Obamas iniciaram oficialmente o processo de construção de sua biblioteca altamente antecipada em Chicago, apelidada de Centro Presidencial de Obama, CNN relatado.

O projeto, que está em andamento desde 2015, foi retrocedeu várias vezes por causa de ações judiciais e reclamações dos locais. Um juiz federal rejeitou os processos em 2019, dando ao ex-presidente e ex-primeira-dama a luz verde para iniciar a construção na área de Jackson Park, em Chicago. A ação foi movida por alguns ambientalistas “que discordaram do uso de terras públicas para um projeto privado”, observa o relatório.

Obamas iniciam construção de centro presidencial em Chicago

Fonte: Scott Olson/Getty

Barack e Michelle foram fotografados abrindo o terreno no canteiro de obras do centro na terça-feira ao lado de Prefeita de Chicago, Lori Lightfoot e o governador de Illinois J.B. Pritzker ao inaugurar o empolgante novo centro.

Durante seu discurso, o ex-presidente disse esperar que a biblioteca dê aos americanos uma visão mais brilhante sobre os ideais democratas durante esse período de incerteza.

“O que vimos é que, na brecha, uma cultura de cinismo e desconfiança pode crescer. Começamos a ver mais divisão e conflito cada vez mais amargo. Uma política que alimenta a raiva e o ressentimento contra aqueles que não são como nós e começa a se afastar dos princípios democráticos em favor do tribalismo”, disse ele.

“Mas a boa notícia é que podemos reverter essas tendências. Não acredito que seja inevitável sucumbirmos à paralisia ou ao ódio mútuo ou ao abandono democracia a favor dos sistemas que reservam poder e privilégio para poucos como tem sido verdade ao longo de nossa história. Acredito que temos em nós para reimaginar nossas instituições. Para torná-los responsivos aos desafios de hoje e reconstruir nossas sociedades de uma maneira que dê a cada vez mais pessoas uma vida melhor”, acrescentou Obama. Michelle também compartilhou algumas palavras, observando que o centro não é apenas sobre seus corrida histórica em Whitehouse – trata-se de construir um pedaço de comunidade no lado sul de Chicago. “Não importa o que realizei ou quem conheci ou para onde fui, uma das minhas maiores honras é ser um orgulhoso de Chicago. Uma filha da Zona Sul. Eu ainda lidero com esse descritor. Eu a uso com ousadia e orgulho como uma coroa”, disse ela. CONTEÚDO RELACIONADO: Barack Obama permitiu que o namorado de Malia entrasse em quarentena com a família