Mary J. Blige, Saweetie e Tabitha Brown são apenas algumas mulheres que falam sobre o tropo “Strong Black Woman” na série original do YouTube

Cortesia do YouTube Originals

As mulheres negras costumam ser caracterizadas como fortes, confiantes e estóicas, mas esses arquétipos estão fazendo mais mal do que bem? Algumas das mulheres negras mais poderosas da América estão sentadas para discutir o tópico de um próximo especial do YouTube Original chamado Receita para Mudança: Ampliando as Mulheres Negras que vai ao ar na íntegra em 19 de maio.

Um breve teaser da série, captura a prefeita de Atlanta, Keisha Lance Bottoms, abordando o tropo da “mulher negra forte” durante uma mesa redonda com figuras notáveis ​​da cultura pop, mídia e entretenimento, incluindo Saweetie, Elaine Welteroth e Kelly Rowland.

“Qual é a sua primeira reação ao ouvir a frase, mulher negra forte?” ela pergunta ao talentoso grupo antes de responder:

“Minha primeira reação é a pressão. Há uma pressão tão grande para sermos fortes que não podemos nos dar ao luxo de ser fracos, frágeis ou vulneráveis”.

Um segundo clipe mostra Mary J. Blige e A do Real Loni Love compartilhando seus pensamentos sobre a polêmica frase.

“Você conhece a palavra forte. O que isso significa?' pergunta o hitmaker de R&B, antes da cena cortar para Love:

“Nós somos como todas as outras mulheres, mas quando você usa esse termo, mulher negra forte, toda mulher negra vê ‘você sabe, você é forte e pode resolver todos os problemas’… Pare com isso! Trate-nos a todos como indivíduos. É por isso que estamos tentando lutar”.

A série original contará com uma série de celebridades, ativistas e criadores que se reúnem para uma refeição preparada por chefs para compartilhar suas experiências vividas e discutir tópicos importantes como mudança de código, colorismo e saúde mental. Renee Montgomery, Danielle Young, Angelica Ross e Chloe Bailey também estão entre a lista de estrelas femininas poderosas que aparecerão durante o especial.

Algumas das mulheres do vídeo experimentaram em primeira mão como o forte estereótipo da mulher negra pode ter um impacto negativo. Em 2021, Bottoms anunciou que não concorreria à reeleição depois de ser criticada por como lidou com os protestos acalorados que desencadearam em Atlanta após a morte de George Floyd. Bottoms trabalhou em estreita colaboração com ativistas da comunidade para ajudar a combater questões de racismo sistêmico na cidade, mas muitos críticos desafiaram os democratas apesar de seu trabalho duro para melhorar a segurança pública e reforma policial.

Fonte: Cortesia do YouTube Originals / YouTube Originals

Karen Weaver, ex-prefeita de Flint, Mich falou com Político sobre como ela acreditava Bottoms foi criticado mais do que a maioria prefeitos ao longo de seu mandato.

“Você está sempre tentando estabelecer confiança. E quando a confiança é quebrada, em tantos níveis de governo, é uma coisa difícil de fazer. Como uma pessoa negra, e deixe-me adicionar como mulher, você está sempre tendo que se provar um pouco mais forte, um pouco mais forte”, acrescentou Weaver.

Mary J. Blige muitas vezes escreveu e se apresentou sobre suas lutas como mulher negra ao longo dos anos. Blige falou abertamente sobre o trauma emocional e as feridas que ela sofreu em sua infância difícil, depressão e abuso de drogas.

A lenda do R&B, que acaba de ganhar o Prêmio Ícone no Billboard Music Awards no início desta semana, falou sobre os perigos de manter muita bagagem emocional como uma mulher negra durante uma entrevista com Taraji P. Henson. A estrela disse que constantemente se apoia em sua música para ajudá-la a processar seus pensamentos negativos.

“O pensamento negativo da vida cria um dia ruim porque se você não se apegar ao que você pensa, tudo o que você faz será o que você está pensando'”, disse ela a Henson durante a entrevista. Notícias do Yahoo notado. “Então, a cada dia, a cada segundo do dia, estamos lutando contra nosso pensamento… Quando mentimos para nós mesmos, isso é uma forma de insanidade. Você simplesmente não pode fazer isso… você tem que ensinar aquele outro lado que você não pode vencer.”

Fonte: Cortesia do YouTube Originals / YouTube Originals

Estudos mostraram que o forte tropo da mulher negra pode levar à depressão em mulheres de cor. Em 2019, a professora de Yale, Jasmine Abrams, descobriu a infeliz realidade depois de realizar uma pesquisa centrada na conexão entre a mentalidade e a ideologia de que o auto-silenciamento e o auto-sacrifício eram características da força.

“Ser uma ‘Mulher Negra Forte’ tem muitos benefícios – mas esses benefícios podem, às vezes, ter um custo. Os benefícios são que o ideal cultural ajuda as mulheres a lidar com circunstâncias desafiadoras, ajuda a garantir a sobrevivência das famílias/comunidades e faz com que as mulheres se sintam conectadas à sua cultura”, disse Abrams sobre suas descobertas.

“Por outro lado, ser uma ‘Mulher Negra Forte’ pode estar relacionado ao aumento do estresse e ao enfrentamento desadaptado que pode resultar em sintomas de depressão. Especificamente, o aspecto de ‘auto-silenciamento’ (por exemplo, segurar emoções negativas, fingir estar feliz ou bem quando você realmente não está) é um caminho da força para a depressão.”

Você vai estar assistindo Receita para a mudança?

CONTEÚDO RELACIONADO: Ouça mulheres negras: enfrenta bandeiras vermelhas em torno de homens emocionalmente pouco inteligentes