Força-Tarefa da Califórnia vota a favor de reparações para descendentes negros da escravização dos EUA

Mão De Homem Tirando Dinheiro Da Carteira.

Fonte: Towfiqu Barbhuiya / EyeEm / Getty

Em 30 de março, membros da equipe da força-tarefa de reparações da Califórnia emitiram uma proposta importante que poderia tornar realidade a restituição para os negros americanos que vivem no estado dourado.

Após horas de deliberação e testemunhos emocionais, os membros do comitê obtiveram uma votação de 5 a 4 a favor da emissão de pagamentos de reparação aos residentes negros da Califórnia que são descendentes de escravos nos EUA. será dado aos californianos negros elegíveis. Na quarta-feira, o presidente da NAACP, Rev. Amos Brown, pediu aos membros do comitê que finalizem uma proposta oficial.

“Por favor, por favor, por favor, eu imploro hoje à noite, dê o primeiro passo”, Brown, que também é vice-presidente da força-tarefa, disse , AP Notícias relatado. “Temos que dar tratamento de emergência onde for necessário.”

Embora a grande maioria do comitê tenha concordado com a decisão, alguns funcionários argumentaram que a proposta deveria incluir todos os negros americanos. A decisão de quarta-feira significa que os imigrantes negros que vivem no estado seriam inelegíveis para receber pagamentos de reparação. A votação estabeleceu que apenas os californianos negros “que são capazes de traçar sua linhagem de volta aos ancestrais escravizados ”nos EUA seria considerado, de acordo com Ligue para Assuntos.

“Precisamos galvanizar a base e isso são os negros”, argumentou a advogada de direitos civis e membro da força-tarefa Lisa Holder. “Não podemos entrar nessa proposta de reparação sem ter todos os afro-americanos na Califórnia nos apoiando”. Holder propôs que a força-tarefa deveria usar os 2,6 milhões de residentes negros da Califórnia para calcular um plano de compensação adequado enquanto eles continuam a elaborar uma proposta eficaz.

No entanto, Kamila Moore, presidente da força-tarefa, afirmou que expandir a elegibilidade iria contra o propósito do ethos do comitê.

“Isso vai prejudicar as vítimas da instituição da escravidão, que são descendentes diretos dos escravizados nos Estados Unidos”, disse ela. “Isso vai contra o espírito da lei como está escrito.”

Em 2020, o governador da Califórnia, Gavin Newsom, assinou uma legislação para liderar a força-tarefa de dois anos com a esperança de examinar o legado da escravidão na América e seu efeito sobre os negros americanos. Os membros da força-tarefa passaram os últimos 10 meses discutindo uma infinidade de tópicos, desde as leis de Jim Crow e redlining para discriminação habitacional e racismo ambiental, os quais prejudicaram gravemente os direitos dos negros americanos que vivem na Califórnia e nos EUA.

Desde o lançamento do comitê, alguns outros estados formaram seus próprios programas de reparação, como Providence, Rhode Island. Em fevereiro, o prefeito Jorge Elorza assinou uma ordem executiva para criar um “Processo de Verdade, Reconciliação e Reparações Municipais” que exploraria a viabilidade de emitir pagamentos diretos em dinheiro para residentes negros.

“Estamos colocando um marco no chão e nos comprometendo a elevar essa conversa e usar as alavancas à nossa disposição para corrigir os erros do passado”, disse Elorza sobre sua decisão, de acordo com O Diário da Providência . Funcionários de Boston estão atualmente desenvolvendo planos para lançar seu próprio comitê de reparações.

CONTEÚDO RELACIONADO: Candace Owens e o político Larry Elder discutem o direito dos senhores de escravos a indenizações após o fim da escravidão