Estudante Acadêmica lança pesquisa para ajudar mulheres negras a priorizar o autocuidado

  Jovem sentada em uma cadeira lendo um livro em casa

Comércio FG



Eukela Little, uma estudante da Elon University, está em uma missão para ajudar as mulheres negras a priorizar o autocuidado com seu projeto de pesquisa movimentado.

Esta semana, a defensora da saúde mental e sua mentora Buffie Longmire-Avital lançou o “Strong, Black and Selfish: Reforming the Strong Black Woman Persona to include Self Care through a Mobile Health Intervention”, um experimento de 8 semanas que explorará maneiras em que mulheres negras podem se empoderar e melhorar sua saúde mental colocando-se em primeiro lugar. Little quer ajudar a definir suas colegas negras livre dos limites dos padrões irrealistas e tropos nocivos que a sociedade às vezes nos coloca, como o arquétipo da “mulher negra forte”.

“Começa com a consciência de que você estava sobrecarregada e que se vê como uma mulher negra forte”, disse a mentora de Little, Buffie Longmire-Avital, professora associada de psicologia da Elon University. “Mas o que isso significa e como você ainda pode ser uma mulher negra forte que é egoísta, centra o autocuidado e reconhece que você é apenas humana?”

Pouco acredita que é mais do que possível .

“Estamos descobrindo que eles podem”, compartilhou o estudante estrela. “Mas tem que haver algumas coisas que acontecem para que isso aconteça.”

A pesquisa de Little inclui uma culminação de entrevistas em vídeo com saúde mental especialistas e alunas negras que serão anexadas a uma peça e tocadas para um grupo de 30 participantes durante sessões semanais de autocuidado. Cada sessão incluirá tópicos centrados em “compreensão do autocuidado, mediação consciente” e maneiras de transformar “intenção em ação”.

Online, a aluna premiada lançou uma página no Instagram chamada Project S.E.L.F (Self-empowering and Loving Formation), uma plataforma comunitária que compartilha mais informações sobre a correlação entre mulheres negras e amor próprio . Também serve como um espaço para Little documentar sua jornada pessoal de autocuidado. Ela espera que a iniciativa ajude a implementar algumas das táticas exploradas no projeto enquanto inspira outras.

“Eu uso a página do Instagram em muitas das palestras que dou”, acrescentou Longmire-Avital sobre a comunidade online de seu mentorado. “Serve como uma fonte de recrutamento, mas também é uma maneira de refletir sobre suas experiências e quebrar barreiras a cada passo do caminho.”

O tropo forte das mulheres negras pode estar ligado à depressão

Alguns especialistas da comunidade de saúde mental acreditam que o forte esquema da mulher negra pode estar ligado a um alto nível de depressão em mulheres negras. Erica Richards, presidente e diretora médica do Departamento de Psiquiatria e Saúde Comportamental do Sibley Memorial Hospital, disse Medicina John Hopkins que o tropo cultural poderia levar as mulheres negras a não procurar ativamente cuidados de saúde mental porque eles não querem ser percebidos como “loucos” ou “fracos”. A falta de cuidados de saúde e planos de tratamento inconsistentes também desempenham um fator.

“Há um sentimento em muitas comunidades negras de que as mulheres precisam ser fortes e estóicas. As mulheres estão tão ocupadas cuidando de todos – seus parceiros, seus pais idosos e seus filhos – que não cuidam de si mesmas”, explicou ela. “No entanto, as mulheres devem ser lembradas de que atender às suas próprias necessidades, sejam físicas ou emocionais, não a torna fraca. Isso torna você mais capaz de cuidar de seus entes queridos a longo prazo.”

Dicas para praticar o autocuidado e priorizar a saúde mental

Richards recomenda seguir essas dicas para ajudar a proteger sua saúde mental e bem-estar, enquanto coloca o autocuidado no topo da sua lista diária ao longo da semana.

  • Descanse bem: Procure dormir pelo menos sete horas por noite. A falta de sono desestabiliza seu humor, tornando tudo o que você faz menos eficaz.

  • Mova mais: Exercite-se 30 minutos todos os dias para melhorar a saúde e aumentar as endorfinas que podem ajudar algumas pessoas a controlar ou prevenir os sintomas da depressão.

  • Coma bem: Uma mistura saudável de frutas, vegetais e proteínas mantém os níveis de energia estáveis, ajudando você a gerenciar melhor os altos e baixos do seu dia.

  • Conectar: Programe um tempo com um amigo toda semana, mesmo para uma xícara de café rápida ou uma caminhada. Muitos estudos mostraram que o apoio social melhora o bem-estar mental das mulheres, ajudando a reduzir o estresse e os efeitos da depressão.

  • Meditar: Os pesquisadores da Johns Hopkins descobriram que as pessoas que fizeram um curso de oito semanas de meditação de atenção plena foram capazes de melhorar seus sintomas de depressão, ansiedade e dor.

  • Conheça seus limites: Tanto quanto possível, recuse solicitações que criam estresse desnecessário, como organizar festas ou planejar eventos. Definir limites no trabalho, como não verificar e-mails após um certo tempo, também pode ajudar a reduzir o estresse.

CONTEÚDO RELACIONADO: Como levar uma noite de autocuidado para o próximo nível