Dr. KMarie King faz história se torna a primeira mulher negra chefe de cirurgia em um hospital universitário nos EUA

dr. kmrie rei

Fonte: Cortesia de Albany Med / Albany Medical Center

De acordo com o Albany Medical Center, o Dr. KMarie King é seu novo Chefe de Cirurgia. A Dra. King também atuará como a nova presidente do Departamento de Cirurgia, tornando-a a primeira mulher negra para ocupar o cargo “em um centro acadêmico de ciências da saúde nos Estados Unidos”.

A Dra. King obteve seu mestrado em ciências biomédicas e completou seu treinamento na Mayo Clinic em Rochester, Minnesota. Seu treinamento de residência em cirurgia geral e uma bolsa de pesquisa em cirurgia ocorreram na Universidade de Pittsburgh e, juntamente com seu diploma de medicina da Universidade de Washington em St. Louis, ela possui um mestrado em gerenciamento de negócios pela Brandeis University e é Veterano do exército que serviu na Operação Tempestade no Deserto.

Atualmente é professora de cirurgia na Maiscasa School of Medicine e é o chefe de cirurgia e diretor médico de qualidade cirúrgica do Grady Memorial Hospital (GMH) em Atlanta, Geórgia. Coincidindo com seu trabalho como educadora e profissional médica, seu trabalho premiado como pesquisadora com foco nas áreas de câncer de fígado e pâncreas “é autora de mais de 100 publicações revisadas por pares e capítulos de livros”.

Atualmente, ela é membro do American College of Surgeons e do conselho de curadores da Society for Surgery of the Alimentary Tract, e atua como presidente do programa da Society of American Gastrointestinal and Endoscopic Surgeons e Society of Black Academic Surgeons, respectivamente.

O Dr. King assumirá o lugar do Dr. Steve Stain no Albany Medical College depois de ter servido como presidente do Departamento de Cirurgia por 15 anos. Ela começará sua posição em 1º de setembro.

“Ao longo de sua distinta carreira, a Dra. King se posicionou como líder comprovada em todas as áreas da medicina acadêmica, incluindo atendimento ao paciente, educação médica e pesquisa clínica”, disse Vincent P. Verdile, reitor da Albany Medical College. “Sua ampla experiência, fortes habilidades clínicas e perspicácia nos negócios, juntamente com seu compromisso com a qualidade, a servirão bem à medida que ela lidera e avança os serviços cirúrgicos da Albany Med.”

De acordo com o comunicado de imprensa , o Departamento de Cirurgia que King deve supervisionar é composto por “mais de 100 cirurgiões certificados em tempo integral, representando um espectro completo de especialidades cirúrgicas”.

“O departamento tem uma longa história de conquistas cirúrgicas e estreias na região, incluindo o primeiro procedimento de coração aberto”, destacou o comunicado, “e [ele] possui um dos programas cardíacos estruturais mais movimentados e o centro de trauma mais movimentado do estado de Nova York. ”