A execução da mãe do Texas foi interrompida por um tribunal do Texas após novas evidências

Entrega de fósforos da penitenciária do estado de Iowa

Fonte: Three Lions/ Iowa State Penitentiary prisão de segurança máxima em Fort Madison, Iowa, / Getty

Em 25 de abril, Melissa Lucio, a mãe do Texas que foi condenada pelo assassinato de sua filha de dois anos em 2008, estava programada para morrer por injeção letal. No entanto, os promotores suspenderam a execução alegando que o homem de 53 anos pode ter sido coagido a dar uma confissão falsa. O caso está agora sujeito a uma análise mais aprofundada.

Ao longo do ano passado, Lucio ganhou um grande apoio de pessoas que acreditam que ela não teve nada a ver com a morte de sua filha e por 14 anos, ela manteve sua inocência.

“Agradeço a Deus por minha vida”, disse a mãe de 14 anos em um comunicado na segunda-feira.

“Sempre confiei Nele. Estou grato que o Tribunal me deu a chance de viver e provar minha inocência.”

A estrela de reality show que virou ativista carcerária Kim Kardashian comemorou a enorme decisão do tribunal no Instagram. Kardashian desempenhou um papel importante na defesa de r a libertação de reclusos condenados injustamente como Alice Johnson, que foi libertada da prisão em 2020 depois de ser considerada inocente de cometer crimes relacionados ao tráfico de drogas.

“Melhor notícia de todos os tempos!”, escreveu a estrela da realidade de 41 anos através de sua história no Instagram, de acordo com PESSOAS. “Melissa Lucio está no corredor da morte há mais de 14 anos pela morte de sua filha, que foi um trágico acidente. Ela está recebendo uma audiência sobre suas reivindicações em seu caso e recebeu uma suspensão da execução pelo Tribunal de Apelações Criminais do Texas”, acrescentou.

Lucio pode ter sido coagido a se declarar culpado pela morte da filha

Novos detalhes estão começando a surgir sobre a morte da filha de Lúcio, que ocorreu em 15 de fevereiro de 2007. Lúcio foi acusado de homicídio culposo depois que um tribunal do Texas decidiu que ela havia abusado fisicamente da criança até a morte. Os promotores alegaram que encontraram hematomas no corpo da criança durante o exame, mas Lucio e sua equipe de defesa argumentaram que o incidente fatal foi um acidente completo.

Quando a família estava se mudando para sua nova casa, Lucio testemunhou que sua filha caiu da escada. A criança morreu dois dias depois enquanto dormia.

Em 2021, os promotores obtiveram imagens de vídeo do interrogatório emocional de Lucio que a capturaram sendo questionada agressivamente sobre o incidente. Esta semana, sua equipe jurídica argumentou que o vídeo não foi mostrado ao tribunal antes de ela ser condenada e sentenciada em 2008.

A mãe estava grávida de gêmeos no momento da intensa sessão que durou cinco horas no dia da morte da filha. O vídeo mostra interrogadores interrompendo Lucio e mostrando suas fotos horríveis da criança falecida enquanto a pressionavam a fazer uma confissão falsa. Embora ela tenha negado ter matado a filha quase 100 vezes no vídeo, no final, Lucio confessou:

“Acho que consegui. Eu sou responsável.'

Vanessa Potkin, advogada que representa Lucio do Innocence Project, argumentou que ela pode ter se sentido pressionada a fazer uma confissão falsa porque ela mesma é vítima de abuso. Segundo Potkin, Lúcio sofreu abuso sexual e físico durante a infância e em seu casamento difícil com o pai de sua filha. Ele foi condenado a quatro anos de prisão em conexão com o suposto crime. Potkin disse à publicação que, como sobrevivente de abuso, Lucio aprendeu a ser “desapegado, a concordar, a não contestar como mecanismo de defesa”, tornando mais fácil para as autoridades de justiça criminal do Texas condená-la injustamente.

Tirar Lucio do corredor da morte será um desafio difícil

Mortes graves de abuso infantil envolvendo crianças com menos de dez anos de idade são muitas vezes vinculadas à prisão perpétua sem liberdade condicional ou sentenças de pena de morte.

Enquanto o Tribunal de Apelações Criminais do Texas se prepara para reexaminar o caso, as autoridades disseram que vão considerar a evidência da autópsia e o vídeo do falso interrogatório de Lucio, mas pode não ser suficiente para tirá-la do corredor da morte, disse Potkin ao Insider.

“Infelizmente, quando se trata de condenações injustas, não acho que o Texas seja um destaque”, explicou ela. “Este é um problema que afeta todas as cidades, todos os estados dos Estados Unidos, todos os condados. É difundido porque os tipos de provas que usamos para identificar, prender, processar indivíduos são falíveis”.

Potkin acrescentou:

“A verdade é que, uma vez condenado, é extraordinariamente difícil voltar ao tribunal com novas provas de inocência e anular uma condenação injusta”, acrescentou.