A estudante da HBCU Amber Wynne aborda a 'pobreza do período' como parte da justiça reprodutiva

Amber Wynne

Cortesia de Amber Wynne

A menstruação é um componente da saúde reprodutiva e, para pessoas menstruadas, nem sempre é fácil navegar – especialmente se um indivíduo tiver recursos e acesso limitados. Maxi almofadas, copos menstruais, calcinhas e tampões podem ser difíceis de encontrar quando existem desafios econômicos. Ter que fazer uma escolha entre comida e abrigo e produtos menstruais é difícil, mas provavelmente um acéfalo que deixa muitas menstruadas sem itens para fazê-las passar por um ciclo menstrual. Felizmente, Tampax é comprometidos em ajudar a garantir que haja igualdade de acesso para produtos de cuidados menstruais e por meio do projeto Tampax Flow It Forward, a marca doou 4.847.804 tampões em 2021.

— E há ativistas reprodutivos como Amber Wynne, que defende pessoas que sofrem de pobreza menstrual. Wynne é formada pela Hampton University, que está lutando contra a #PeriodPoverty e disponibilizando produtos de saúde reprodutiva para estudantes em seu campus.

O trabalho de Wynne ajuda a divulgar essas informações e muito mais. Sua educação precoce em saúde reprodutiva foi o que a alertou para a falta de conhecimento em torno do tema. Wynne credita sua mãe por ajudar a educá-la quando criança, tornando o tópico geralmente tabu um caminho normal de discussão. O conhecimento e a iniciativa de Wynne lhe deram a oportunidade de ajudar sua histórica comunidade universitária negra de maneira tangível. MADAMENOIR conversou com a jovem defensora para saber como seu ativismo ajuda a obter melhor acesso a produtos menstruais.

MN: Ultimamente, a conversa sobre saúde reprodutiva para mulheres negras tornou-se mais prevalente e inclusiva de períodos. O que colocou a conversa no seu radar?

Âmbar Wynne: Percebi que sou uma das pessoas mais educadas da sala quando se trata de minha saúde reprodutiva, graças à minha mãe. Ela me mostrou como colocar um absorvente em um ursinho de pelúcia em um momento em que minhas colegas não estavam nem conversando sobre a menstruação.

[Sabendo] que nós, como mulheres negras, somos as mais atingidas quando se trata de disparidades de saúde reprodutiva. Eu queria entrar nesse espaço porque percebi que alguns dos meus colegas precisavam de alguém para defendê-los nesse sentido. Como minha universidade não estava fornecendo produtos menstruais de graça, pensei em tentar.

Você começou a advogar no espaço colegiado? Como seu trabalho decolou? O que isso se parece?

Eu entendi contra quem eu estava lutando. A Hampton University é uma instituição conservadora. Eu sabia que qualquer coisa sobre saúde reprodutiva seria um empurrão para eles. Pesquisei a população estudantil e, em seguida, elaborei um projeto de lei no Senado Estudantil que foi aprovado por unanimidade em todos os setores. A partir daí, reformulei a Linha Direta de Saúde Reprodutiva de Emergência para incluir produtos menstruais gratuitos.

A linha direta cobre testes de gravidez, contracepção de emergência, produtos menstruais, preservativos, recursos educacionais etc. Agora que estamos de volta ao campus, fiz uma parceria com o Student Activities e conseguimos abastecer os banheiros do campus com produtos menstruais, o que é um grande feito, porque não achei que conseguiria fazer isso antes de me formar .

Um fator sobre o qual não falamos quando falamos sobre a saúde do período são os custos em seu nível mais básico. Fale comigo sobre a pobreza menstrual.

Quando pensamos em erradicar a pobreza menstrual, não sou eu simplesmente entregando um tampão ou absorvente porque os produtos desaparecerão. Você vai usar o pad, mas o que acontece depois?

Então, há muita educação por trás disso. No Texas, havia um projeto de lei sendo apresentado e muitos eleitores não perceberam que seus representantes estavam votando em um projeto de lei para eliminar o imposto sobre absorvente interno em seu estado. Por causa de um outdoor, as pessoas se reuniram e fizeram um comício. As pessoas perceberam, uau, isso é realmente importante.

Como você acredita que seu trabalho fez a diferença?

Já ouvi pessoas ligarem para a linha direta e dizerem: “se você não me ligar nos próximos trinta minutos, talvez eu não consiga ir à aula”. Você deve poder obter produtos menstruais em um banheiro público. As pessoas deveriam ter melhor acesso a um tampão do que a um preservativo. Para a maioria de nós, o sexo é uma escolha, mas sua menstruação virá de qualquer maneira. As pessoas precisam de acesso a esses recursos.

Como o trabalho continua depois que você segue em frente?

Estou no conselho de Conselheiros Juvenis do Period e também estou no conselho de administração deles. Trago muita perspectiva como estudante da HBCU e produto da imigração. Muito do trabalho de advocacia que faço é educar alunos do ensino médio e outros estudantes universitários sobre como criar esses modelos em seus campi e como tornar esse trabalho acessível.

Como estendemos a conversa sobre saúde reprodutiva? Que conversas devemos ter?

Em primeiro lugar, precisamos reconhecer o contexto histórico de um sistema de saúde que nem sempre foi gentil com nossos corpos. E quando digo “nossos corpos”, quero dizer negros. [Muitos] de nós já ouviram falar ou experimentaram alguma forma de racismo médico. Como alguém que sabe se defender no sistema de saúde, conheço o jargão médico. Eu ainda estava deslocado porque meu médico branco não quis ouvir.

É um privilégio poder escolher um médico, mas se puder, seu primeiro encontro com ele deve ser uma conversa. Devemos obter uma compreensão de seus antecedentes e práticas. Os médicos estão em seu espaço muito íntimo, eles devem conhecê-lo e você deve se sentir confortável com eles.

CONTEÚDO RELACIONADO : Coisas que você não sabia sobre menstruação