10 maneiras educadas de dizer: “Desculpe. Eu não trabalho de graça.”

bons conselhos de carreira

Fonte: Maskot / Getty

Trabalhar de graça geralmente faz parte do negócio quando você é novo em qualquer setor. Estágios e estágios são bastante comuns quando você está apenas começando. Ou e as mentorias? Um mentor pode fazer com que você faça certas tarefas, pelas quais você não recebe dinheiro – você é pago em conhecimento. Talvez você seja pago em contatos ou algo que possa colocar em seu currículo. Isso é certamente valioso em um momento de sua carreira. Portanto, se trabalhar de graça é uma parte inevitável do começo, pode ser difícil saber quando você vai parar de trabalhar de graça. Pode ser ainda mais difícil comunicar isso aos outros.

Tente se lembrar, quando estiver pensando em fazer um show que não paga nada, que você não pediria aos outros para fazerem o mesmo. Você não questiona quando seu terapeuta lhe entrega uma conta. Você não levanta uma sobrancelha quando recebe uma fatura de um designer gráfico. Não é estranho quando seu personal trainer lhe envia uma solicitação do Venmo. Os serviços foram prestados. Os produtos foram vendidos. E agora é hora de pagar. Então, por que hesitamos tanto em declarar nossas taxas? Ou dizer que sim, de fato, cobramos uma taxa? É algo específico para as mulheres?

Na verdade, o mito de que as mulheres pedem aumenta menos do que os homens foi desmascarado . Então não é isso. Talvez seja o fato de que, enquanto os homens avançam na carreira por serem desagradáveis, as mulheres não parecem gostar do mesmo tratamento . Mas se ser agradável significa não ser pago... vale a pena? Não. Então, aqui estão maneiras educadas de dizer: “Desculpe. Eu não trabalho de graça”.

bons conselhos de carreira

Fonte: RyanJLane/Getty

Informe-os de um novo credenciamento

Se esse contato o conheceu em um momento em que você era novo em seu campo, eles ainda podem vê-lo como um novato. Mas informá-los de um novo credenciamento - como ter recebido seu doutorado , ter se certificado em uma habilidade especializada, ou mesmo ter sido perfilado em uma publicação profissional – é uma maneira indireta, mas eficiente de dizer: “Eu sou um dos grandes cães agora, e os grandes cães não trabalham de graça. ” Não precisa soar arrogante. Pode ser tão simples como: “Muito obrigado por entrar em contato! MUITA coisa mudou desde a última vez que nos falamos. Na verdade, agora sou licenciado e estou oferecendo meus serviços em ” Embora alguém possa pedir a alguém que seja bom em matemática para fazer suas finanças de graça, eles não pediriam a um CPA licenciado para trabalhar por nada.